I Samuel capítulos 13, 14 e 15
Queridos Irmãos, a paz do Senhor!
Cap 13
Nesse capítulo temos o relato de mais uma guerra dos israelitas contra os filisteus. Dessa vez Jônatas, filho de Saul, ataca a guarnição dos filisteus e os derrota. No vs. 4 diz que Saul foi quem feriu a guarnição, e está correto, pois o líder do exército israelita era Saul, mas, ao longo desse capítulo veremos vários exemplos de egoísmos e falta de sabedoria por parte de Saul.
V. 8: Samuel havia pedido para Saul esperar 7 dias para que pudessem ser feitas as ofertas queimadas, porém, Saul, numa verdadeira falta de paciência e com a presunção bem aflorada, toma a frente e faz as ofertas. No vs. 14 Deus dá a senteça a Saul.
Vs. 19-23: esses versículos fala da falta de pessoas em Israel que trabalhassem com ferro. Todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar seus instrumentos (v. 20). O versículo 22 fala que os únicos que tinham armas prontas no dia da peleja era Saul e Jônatas. Isso é uma verdadeira demonstração de egoísmo por parte de Saul.
Cap 14
Nesse capítulo há o relato de que Jônatas, juntamente com seu pajem de armas, vai ao encontro dos filisteus e os derrota. A estratégia foi a seguinte: Jônatas ía na frente derrubando os guerreiros e seu pajem ía atrás os matando. No vs. 10 há o reconhecimento e a honra para Deus.
Vs. 24-35: nessa passagem Saul faz um voto desnecessário e sem fundamento. Os guerreiros só poderiam comer depois que o Senhor entregasse os inimigos em suas mãos, ou seja, iriam guerrear com fome. Resultado: vs. 32, o povo pega o despojo e mata os animais e os comem com sangue e tudo. Saul levou o povo ao pecado. E para piorar a situação oferece expiação pelo pecado do povo (vs. 34) ofício que era do sacerdote.
Vs. 36-52: Nessa passagem Saul lança sorte para saber quem morreria por ter quebrado o voto que ele mesmo havia feito. E termina não cumprindo com a palavra que havia proferido de matar tal pessoa, já que, no final, o descumpridor era seu próprio filho. Esse é problema de quem fala sem pensar.
Cap 15
VS. 1-15: Nessa passagem temos Samuel mandando Saul destruir todos os amalequitas porém Saul, demonstrando uma incapacidade de cumprir as ordens de Deus, deixa o rei dos amalequitas viver.
V. 15: Saul decide polpar os despojos e o rei numa atitude demagógica mas, ao prestar contas sobre sua atirude, ele culpa o povo demonstrando assim ser incapaz de assumir responsabilidades.
V. 20: nesse versículo Saul demonstra uma total falta de senso e uma inversão de valores.
V. 22: o principal para Deus é a obediência. Esse versículo é auto explicativo.
V. 33: aqui Samuel faz o que Saul deveria ter feito. O profeta age impelido pelo zelo do Senhor.
V. 35: Samuel sente dó de Saul porque sabia do fim que o rei, por escolha própria, levaria.
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário