Juízes capítulos 8 e 9
Queridos Irmãos, a paz do Senhor!
Cap 8
Logo após a vitória de Gideão sobre os midianitas, os efraimitas vão até ele para saber por que não foram convocados para a batalha (V. 1). Ao que Gideão responde com um elogio (V. 2) que apazigua os animos da tribo de Efraim.
V. 4-6: os 300 homens de Gideão estavam cansados o que foi motivo de zombaria no meio dos príncipes de sucote.
V. 14 e 15: nesses versículos há o relato da captura desses principes de sucote e como Gideão os torturou lançando-lhes em rosto o que eles fizeram.
V. 23: aqui vemos uma atitude que demonstra nobreza no caráter de Gideão. O povo pede para que ele governe porém ele responde "o Senhor sobre vós dominará".
V. 27: nesse versículo vemos Gideão em um momento de falta de vigilância. Ele fez um éfode que levou o povo a se prostituir. Gideão poderia ter vigiado mais nesse aspecto já que estava no meio de um povo propenso a idolatria.
Cap 9
Gideão teve 70 filhos, e Abimeleque, um dos tais, mata os seu irmãos e recebe o apoio do para governar (V. 1-6). Isso mostra que desde a antiguidade o povo demonstra uma certa inclinação a escolher maus líderes.
V. 7-21: temos aqui uma passagem que na maioria das versões bíblicas recebe o título de parábola, porém, esse texto identifica-se mais com uma fábula onde a bíblia utiliza uma figura de linguagem chamada prosopopéia que é dar vida a seres inanimados para ilustrar uma história.
Vs. 50-57: nessa passagem há o relato da morte de Abimeleque. Ser morto por uma mulher era considerado um fato humilhante e ele prefere o suicídio. O orgulho aflora em Abimeleque até mesmo no momento de sua morte. Um coisa interessante a ser observada é a lei da semeadura, Abimeleque mata seus irmãos de forma covarde é agora morto de uma forma um tanto quanto inusitada (v. 53). Através do V.56 vemos que Deus tem um cuidado de fazer cumprir essa lei.
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário