Deuteronômio Capítulos 22-25
Queridos irmãos, a paz do Senhor!
Cap 22
Esse capítulo inicia falando sobre a caridade para com o próximo. Um demonstração de caridade para com o próximo é devolver aquilo que foi achado e que pertence ao seu próximo (V. 3).
V. 5-12: esses versículos tratam acerca dos vestidos do homem e da mulher. O V.5 fala que o homem não deve vestir roupa de mulher e nem a mulher roupa de homem. Quando Deus fez a roupa foi com o intuito de vestir, tudo que se desvia desse propósito deve ser avaliado.
Vs. 13-30: essa passagem trata de algumas penas para com aqueles que cometem algum delito sexual tais como estupro, adultério ou forçar uma virgem ater relações sexuais. Esse assunto não é tabu na bíblia, pelo contrário é tratado com muita seriedade. No caso de estupro, o estuprador deveria morrer, porém a moça estuprada não sofreria nada (V.26) seria uma forma de dar-lhe um apoio psicológico.
Cap 23
Vs. 1-14: nessa passagem o povo é orientado sobre as pessoas que são excluídas das assembléias santas. Os israelitas estavam proibidos de procirar paz e bens com os Amonitas e com os Moabitas. Essa orientação é específica entre os israelitas e os filho de Ló. Hoje a orientação é de que procuremos seguir a paz com todos os homens.
Cap 24
Esse capítulo trata acerca do divórcio, dos penhores e da caridade para com os pobres. Essa passagem foi utilizada pelos Fariseus para tentar a Jesus, para o que eles receberam tratamento de "cala a boca". Moisés escreve isto pela dureza do coração do povo.
Cap 25
Vs. 1-3: fala da pena de açoites.
V. 4: esse versículo foi utilizado por Paulo para amparar aqueles que vivem para a obra do Senhor Jesus.
Vs. 5-12: essa passagem fala do dever de um homem se casar com a viúva do seu irmão. Essa orientação da lei do levirato foi usada pelos Saduceus para tentar Jesus sobre a ressurreição.
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário