Deuteronômio capítulos 11, 12 e 13
Queridos Irmãos, a paz do Senhor!
Cap 11
Nesse capítulo o Senhor continua lembrando ao povo acerca dos benefícios da obediência. Para isso Ele lembra as bençãos concedidas como a travessia do Mar Vermelho (V. 4) e as maldições advindas da rebelião de Datã e Abirão (V. 5).
Vs. 16 e 17: nesses versículos o Senhor adverte aos israelitas a se guardarem da idolatria. Nos versículos anteriores o Senhor fala que se o povo for obediente terão chuva "temporã e serôdia" (V. 14). Baal era considerado pelos cananeus o deus da chuva e da tempestade, como Deus sabia que os israelitas não seriam obedientes a ordem de exterminar os cananeus Ele os orienta a se abster dos ídolos.
Vs. 18, 19 e 20: a recomendação é para que o povo desenvolva formas de memorizar a lei para assim ensinar os filhos ao longo do curso da vida; praticando e planejando e de forma que os outros vejam a diferença do povo que serve ao Senhor. Isso Deus vai falando usando termos corriqueiros da linguagem do povo.
Cap 12
Nesse capítulo o Senhor fala qual deve ser o único lugar de culto.
Vs. 6 e 7: nesses versículos temos a revelação do modelo de culto, com citação de alguns elementos da liturgia. Fala que o povo deveria trazer os primogenitos das vacas e das ovelhas e isso nos lembra que devemos trazer o melhor que temos para o culto ao Senhor.
Vs. 16, 23 e 25: esses versículos falam acerca da abstenção do sangue. Essa recomendação é devido a representação do sangue, que é onde está a vida, e as impurezas contidas neste que podem fazer mal a saúde.
Cap 13
Nesse capítulo temos o castigo para os falsos profetas e idólatras. Essas recomendações são para todas as épocas. Devemos observar se as pessoas que falam em nome so Senhor estão objetivando glorificar a Deus ou então querem promover-se ou promover a instituição que estão representando, explorando financeiramente aqueles que os seguem.
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário