Apresentação

sexta-feira, 1 de abril de 2011

01/04

II Samuel capítulos 4, 5, 6 e 7

Queridos irmãos, a paz do Senhor!

Cap 04

Nesse capítulo temos o relato do fim que Isbosete, filho de Saul que foi posto como rei por Abner (líder do exército de Saul), levou. A Bíblia relata que dois servos de Isbosete, Baaná e Recabe, o mataram e trouxeram a cabeça até Davi. O rei, por sua vez, dá ordem aos mancebos que matassem esses dois servos. Davi era um líder muito experiente, ele sabia a diferença entre subserviência e submissão. Esses dois servos de Isbosete estavam agindo querendo honras em troca (subserviência) e não para agradar ao seu senhor (submissão). Davi também sabia que esse tipo de servo, mais cedo ou mais tarde, sempre agem com infidelidade.
 
Cap 05

 Nesse capítulo há a confirmação do reinado de Davi. No Vs. 10 há a revelação do segredo do sucesso de Davi: "o Senhor Deus dos exércitos era com ele".

 Outro destaque está na passagem dos vs. 13-25. Davi estava para sair em peleja contra os filisteus e ele consulta ao senhor duas vezes (vs. 19 e 23). E outra atitude digna de louvor está no versículo 25: "e fez Davi como o Senhor lhe tinha ordenado". Não adianta nada ter uma vida de plena consulta com Deus se não fizermos nossa parte que é a obediência.

Cap 06
 
Nesse capítulo há o relato de Davi trazendo a arca para jerusalém. Porém acontece algo tremendo, a arca estava sendo trazida em cima de bois e em dado momento ela pendeu e Uzá, com toda boa vontade do mundo, foi segurá-la e o Senhor o consumiu naquele momento. Davi estava levando arca de forma errada. Quem era para levar a arca eram os filhos de Coate (família levita) e mesmo assim não deveriam tocá-la (Nm 4.15). Eles deveriam levar a arca no ombro, por varas que passavam por umas argolas de ouro presas na própria caixa da arca (Ex. 37. 1-5). Davi falhou nesse ponto provavelmente porque não consultou a palavra do Senhor. Eis aí o perigo de quem não examina as escrituras com cuidado.
 
Cap 07
 
Nesse capítulo Davi deseja edificar o templo e o profeta Natã, como qualquer pessoa sensata, aconselha o ungido do Senhor a fazer "tudo quanto está no seu coração" (vs. 3). Porém Davi foi um homem que agiu muito cruelmente e derramou sangue inocente e Deus, por este motivo, manda o profeta voltar e dizer que Davi não deveria edificar a casa do Senhor. Porém, o Senhor lhe faz grandes promessas de prosperidade e no versículo 16 ainda lhe confere uma profecia de cunho messiânico. Uma atitude louvável de Davi foi que, no lugar de se revoltar, como muitos aconselhariam hoje em dia, ele reconhece que Senhor lhe fez muito mais do que ele merecia e adora ao Senhor (vs. 18).


Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário