Deuteronômio capítulos 14, 15, 16 e 17
Queridos Irmãos, a paz do Senhor!
Cap 14
Nesse capítulo temos a repetição dos animais considerados imundos e os considerados limpos para o Senhor.
V.1: Nesse versículo vemos o Senhor fazendo uma recomendação acerca dos mortos. Os israelitas não estavam impedidos de lamentar e nem chorar a morte de seus entes queridos, porém não poderiam ter a atitude de auto-flagelo como os cananeus.
Vs. 22-29: esses versículos tratam sobre os dízimos para o serviço do Senhor. Quando o dizimar parte de uma atitude de desprendimento aí há a benção e o temor do Senhor.
Cap 15
Fala acerca do ano da remissão que é o mesmo ano sabático. Nele haveria perdão de dívidas e os escravos poderiam sair forro se quisessem.
V. 9: Nesse versículo o Senhor alerta quanto ao oportunismo, ou seja, quando o ano sabático tivesse se aproximando, que a pessoa não ficasse com cobranças ao seu irmão devedor, tal atitude é vista como "palavra de belial" referindo-se a palavra de perversidade.
Cap 16
Nesse capítulo mais uma vez é relatado sobre as três festas: Páscoa, pentecostes e tabernáculos. Também fala sobre os deveres dos juízes.
Cap 17
Nesse capítulo temos Moisés relatando sobre os castigos para a prática da idolatria.
Vs. 14 - 20: aqui temos Deus alertando acerca dos procedimentos do rei quando este viesse a governar sobre o povo. V. 19 fala que o rei deveria ler todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor. Esse versículo é maravilhoso, pois nos ensina que a leitura da palavra escrita de Deus (Bíblia) causa temor do Senhor e não medo. Que a leitura da bíblia se torne um hábito diário no meio do seu povo. Gloria a Deus!
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário