Juízes capítulos 10, 11, 12 e 13
Queridos irmãos, a paz do Senhor!
Cap 10
Nesse capítulo temos o juizado de Tola (julgou 23 anos) e Jair (julgou 22 anos). Em seguida ao relato da servidão dos israelitas sob os filisteus.
Cap 11 e 12
Esse capítulos relatam o como foi o juizado de Jefté.
Jefté, cujo nome quer dizer "Deus abre", foi um filho de Gileade com uma prostituta. Por não ser filho legítimo foi expulso pelos seus irmãos e, posteriormente, quando os amonitas pelejavam contra Israel e ganhavam espaço, os anciãos o chamaram para livrá-los, o que ele só aceitou com a condição de liderar Israel.
Antes de pelejar contra os filhos de Amom. fez o seguinte voto: "se, com efeito, me entregares os filhos de Amom nas minhas mãos, quem primeiro da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto" (Jz 11. 30-31). Para susrpresa de Jefté, sua própria filha - filha única - o recepicionou com bastante alegria, o que muito o entristeceu.
Nessa parte da narrativa começa um problema teológico/filosófico: Jefté ofereceu ou não sua filha para ser queimada?
Três raciocínios, em meio a tantos, causam divisão entre os intérpretes:
Um é que Jefté conhecia a lei que proibia o sacrifício humano (Lv 18. 21; Dt 12.31) e, por isso, não sacrificou sua filha.
O outro é que ele teria entregado a jovem ao serviço do Senhor, tal como o foi Samuel (1 sm 1.24). Nesse caso a moça teria sido oferecida em "sacrifício vivo", devendo permanecer virgem até a morte. Esse entendimento é extraído de Juízes 11. 37-39.
E ainda há um outro que diz que Jefté a teria resgatado em troca de pagamento conforme Levítico 27. 1-8.
Nada disso está claramente exposto na bíblia. O que precisamos incutir em nossa mente é que: o que está registrado na Bíblia é a verdade, ainda que não aceitemos esta verdade.
O leitor atencioso observará que Jefté falou "oferecerei em holocausto". Holocausto é sacrifício de oferta queimada por inteiro. Mesmo percebendo que a precipitação do voto lhe causara um lamentável infortúnio, Jefté falou "não tornarei atrás". Por sua vez a filha de Jefté falou "Pia meu, fizeste o voto ao Senhor Faze, pois, de mim segundo o teu voto" (Jz 11. 34-36).
A moça pediu apenas para que antes do cumprimento do voto, a deixasse chorar sua virgindade por dois meses. O vers. 39 afirma que "ou fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual lhe fez segundo o voto por ele proferido".
Qual foi o voto que Jefté cumpriiu? Segundo a Bíblia "o voto por ele proferido", ou seja, holocausto que é oferta queimada por inteiro.
A regra é que devemos sempre considerar o sentido da palavra. Só devemos espiritualizar quando a resposta não está clara, com exceção das aplicações do texto. o cumprimento do voto causou grande comoção entre as jovens israelitas, a ponto de levá-las a lamentar o episódio quatro vezes no ano.
As muitas versões bíblicas servem para o leitor comparar os textos e "clarear" seu entendimento. Desde o princípio deste comentário tenho usado a versão Almeida Revista e Atualizada, bastante expandida e considerada no Brasil.
Assim está escrito: "Daqui veio o costume em Israel, de as filhas de Israel saírem por quatro dias de ano em ano a cantar em memória da filha de jefté, o gileadita" (Jz 11. 39-40). "Daqui" quer dizer a partir daquele episódio. Sabemos que "em memória" refere-se a quem morreu.
Em algumas passagens na bíblia está registrado que mesmo contra a vontade de Deus, por desobediência, crueldade ou ignorância, em épocas de desordem social, moral ou religiosa, os israelitas ofereciam seus filhos em holocausto, a Moloque ou Baal, imitando assim os costumes cananeus.
Deus não aceita e nem exige sacrifícios humanos. Jefté foi apressado e precipitou-se em fazer o voto, não que o Senhor estivesse aceitando, mas porque ele quis. E cumpriu também porque quis.
Lembremos que Jefté (como todo homem) era dotado de livre arbítrio e que sua atitude não o tirou da galeria dos heróis da fé de Hebreus 11.
Cap 13
Nesse capítulo temos o relato da servidão dos israelitas sob os filisteus e o nascimento de Sansão.
V. 2: os desafois fazem parte da vida cristão. A esposa de Manoá era estéril.
V. 5: o nazireado de Sansão não foi voto dos pais e sim determinação do Senhor.
V. 8: nesse vers. temos manoá pedindo a Deus orientação para criar seu filho, um exemplo para nossos dias.
Vs. 11, 18: nesses versículos o anjo do Senhor pareset-se com caractérísticas de Deus (Eu sou e Maravilhoso). Disso temos que era o próprio Deus numa aparição teofanica.
V. 24: apesar dos seu equivocos Sansão também esteve na lista de Hebreus 11 como sendo um homem de fé.
Que Deus nos abençoe!
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