Apresentação

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

21/02

Números 27, 28 e 29

Queridos irmãos, A paz do Senhor!

Cap 27

Vs. 1-11: Nesses versículos temos as filhas de Zelofeade (da tribo de manassés) indo até Moisés, Eleazar o sacerdote e aos príncipes do povo para reivindicar o seu direito de herança. E o argumento delas é forte: "Nosso pai...não estava na congregação de Coré... e não deixou filhos" (V.3). Diante disso, a liderança fica sem resposta e recorre ao Senhor (V.5). Estamos diante do 1° movimento feminino na bíblia que ocorre de forma justa e pacífica. E nosso Deus, como não faz acepção de pessoas, faz um aditivo na lei para beneficiar as filhas de Zelofeade.

Vs. 16 e 17: mesmo Moisés estando sentenciado a não entrar na terra de canaã ele ainda pensa no povo e pede para que Deus levante um líder capacitado para lhe substituir (V. 17). Exemplo de altruísmo.

V. 18: Aqui temos o anúncio dado por Deus de que Josué seria o sucessor de Moisés. Josué era um servo fiel e nunca teve por usurpação tomar o lugar de Moisés. Outro exemplo a ser seguido.

Cap 28

Nesse capítulo temos a repetição de algumas ofertas: holocausto perpétuo, ofertas nos sábados, nas luas novas, na páscoa e no dia das primícias.

Cap 29

Vs. 1-11: temos nessa passagem a explicação das ofertas das trombetas onde haveria uma oferta extra. O termo "afligir a vossa alma" (V. 7) não se refere a um auto-flagelo e sim ao jejum.

Vs. 12-40: aqui temos as ofertas nas festas solenes. Destaque para o V. 39 onde Deus faz um lembrete para incentivar o povo a não negligenciar nessas ofertas.

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário