Números Caps. 14 e 15
Queridos Irmãos, a paz do Senhor!
Cap 14.
V. 2: aqui aprendemos que se não houver envolvimento com o propósito de chegar a "terra prometida" a lembrança do Egito vem às nossas mentes e terminamos murmurando.
V. 6: agora que vemos Josué aparecendo em apoio a Calebe.
V. 10: A congregação deseja apedrejar Josué e Calebe, mas o Senhor se mostra como sendo o socorro bem presente na aflição.
Vs. 15,16 e 20: com esse exemplo de Moisés aprendemos que a humildade é a chave para nos aproximarmos de Deus. Diante da nobreza do caráter de Moisés o Senhor muda a sentença contra o povo que desejava matar Josué e Calebe.
Vs. 21-25: aqui vemos a sentença do Senhor sobre aqueles que trouxeram relatório negativo. No V. 24 o Senhor só cita a benção para Calebe dando a entender que não se agradou da omissão de Josué no início do relatório de calebe.
V. 29-31: agora que o Senhor Deus amplia a benção para Josué.
Vs. 38-41 e 45: Moisés fala ao povo da decisão de matar a todos envolvidos no relatário negativo e alerta que a sentença é irrevogável. Porém o povo não dá ouvidos e insiste no ataque aos amalequitas fato que resulta numa grande derrota.
Cap 15
Vs. 14-16: diante do fato dos estrangeiros estarem trazendo uma má influencia sobre os israelitas, o Senhor ordena que aqueles que viessem a se agregar também deveriam viver sob a mesma Lei.
Vs. 30-32: este termo "a mão levantada" significa uma posição de atrevimento e afronta ao Senhor. É sinal de pecado voluntário e obstinado.
V. 39: os Judeus adotaram o hábito de escrever textos da Lei nas franjas dos vestidos. Nos dias de Jesus essa atitude ausente da prática foi censurada.
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário