Eclesiastes Cap. 8, 9, 10, 11, 12
Queridos Irmãos, A paz do Senhor!
Gostaríamos de nos desculpar pelo tempo que passamos sem fazer postagens, mas, pela graça de Deus, estamos retomando as atividades do blog Plano de Leitura!
Antes de iniciarmos devemos ter em mente que o livro de Eclesiastes refere-se a coisas que ocorrem "debaixo do céu"... aqui na Terra... e isso com um olhar bem racional e humano (Ec. 1. 13), portanto devemos tomar cuidado com as inferências que fazemos com relação a este livro e cuidado para não darmos uma interpretação espiritualizada a uma passagem quando não é o caso... Devemos ver o texto e o contexto!
Cap 08.
V. 5 - Aqui percebemos que o homem que teme a Deus recebe capacitação para perceber o tempo e o modo de como agir diante de qualquer situação que lhe é imposta.
V. 11 - A ausencia de leis justas, severas e que funcionem estimula a prática do mal. Percebemos que no tempo do antigo testamento o homem pensava duas... três... vezes antes de cometer um mal, pois sabia que iria morrer depois. Não estou defendendo a pena de morte, Deus é justo e a lei é dEle, Ele é soberano e sabe como agir, mas o que o versículo se refere é a uma verdade que quando observada com o olhar humano se cumpre exatamente dessa forma.
Cap 09.
V. 2 - Realmente as coisas ruins e boas acontecem a pessoas ruins e pessoas boas, o que muda são as reações de cada tipo de pessoa ante a situação vivenciada.
V. 5 - O caráter de Eclesiastes fala da vida terrena portanto encontraremos casos que não se contextualizam com a verdadeira visão bíblica, como nesse caso, o que é dito pelo pregador não se contextualiza com o que a Bíblia diz acerca da vida após a morte.
V. 8 - 10 - Diversos ensinos práticos para um bom viver.
V. 17 - Se formos observar na ótica da retórica observaremos que as multidões ficavam atentas ao que o Grande Mestre Jesus falava, sem que Ele precisasse dar gritos histéricos e sem sentido. O fato da pessoa gritrar excessivamente durante uma preleção pode denunciar falta de argumentos. Nós pentecostais devemos tomar cuidado para que nossas emoções não sobrepugem o que foi planejado a dizer.
Cap 10.
V. 4 - Aqui há um incentivo a vivermos uma vida harmoniosa, sem discussões calorosas e nem teima com aqueles a quem estamos subordinados.
Cap 11.
V. 6 - Um proceder dedicado continuamente às boas obras dá mais qualidade de vida.
V. 9 - Uma advertência aqueles que apoiam e se acomodam às impulsividades da mocidade.
Cap 12.
O início desse capítulo fala de uma série de coisas que ocorrem devido a velhice. O homem prudente aguarda a vinda de Cristo sempre se preparando para a outra etapa da vida, por exemplo: o jovem espera a vinda do Senhor se preparando para a velhice.
V. 12 - Estudar não é negativo, é um hábito virtuoso e melhora a vida de quem estuda e de quem está ao redor, mas há um preço a se pagar que é o enfado do corpo.
V. 13 - Com toda a experiência de vida e sabedoria Salomão conclui o livro de forma fantástica. Eclesiastes e qualquer outro livro da Bíblia deve ser lido de forma cuidadosa para não deturpar o real sentido do livro.
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário